Taboão da Serra, 24 de Outubro de 2017 - 14° C

Secretaria de Segurança forma mais 24 Guardas Civis Municipais

GCMformaturanovos agentesSegurança e Defesa Social

Atualizado em: 11/10/2017 17:10

A Secretaria de Segurança e Defesa Social formou na noite de sexta-feira, 06 de outubro, mais uma turma da Guarda Civil Municipal (GCM). A corporação que hoje conta com 210 guardas recebeu outros 24 agentes com a formatura realizada no Ginásio Ayrton Senna, na José Francisco dos Santos, no bairro Jardim Helena.

Essa  turma reforça e aumenta o efetivo da GCM para 234 guardas. Esses novos agentes fazem parte da 14ª turma a ingressar na Guarda Civil Municipal de Taboão. “

De acordo com o comandante da GCM, Sandro Léo, nos últimos anos a corporação teve vários avanços, melhoria nas condições de trabalho e aumento do efetivo.

O curso foi regido pela Matriz Curricular Nacional para Guardas Municipais e elaborado com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD/Brasil. Teve início na primeira quinzena de julho e o treinamento incluiu aulas de ordem unida, disciplina e hierarquia, direito constitucional, penal e direitos humanos, técnicas operacionais, controle de distúrbios civis, armamento e técnicas de uso progressivo da força.

Mais segurança
Os investimentos do prefeito Fernando Fernandes na área de Segurança não param por aí. Além da aquisição de novos coletes balísticos os guardas ainda contam com novos uniformes, 14 novas viaturas e seis novas motocicletas para a ROMUCAM (Rondas Municipais com Apoio de Motocicletas). A prefeitura instalou seis novas bases móveis nos bairros Jardim Salete, São Judas, CSU, Parque Marabá, Jardim Leme e Pazzini, e duas bases fixas Jardim São Judas e outra no Jardim São Paulo, criou a ROMU (Ronda Ostensivas Municipais) e adquiriu sete novos decibelímetros para medir a intensidade de sons e ruídos.

A Secretaria de Segurança ainda restaurou as câmeras de segurança e criou um Centro de Gerenciamento de Crise. Além da Lei 2173/2013, também conhecida como “Pancadão, Não!”, a pasta instituiu lei contra o descarte irregular de lixo. A Secretaria criou o Plano Especial de Aposentadoria para os agentes da corporação e abriu concurso público para Progressão Vertical no Plano de Carreira.

Guarda Civil Municipal (GCM)
Endereço: Rua Adolfino de Arruda Castanho, nº 113/117 - Jd. Bom Tempo.
Telefone: 4787-0321 ou 153