Taboão da Serra, 24 de Outubro de 2017 - 14° C

Taboão da Serra inicia atividades do Outubro Rosa

Outubro Rosaaberturaprogramaçãoprevençãocâncer de mama

Atualizado em: 06/10/2017 15:10

A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Saúde e da Coordenadoria dos Direitos da Mulher realizou na manhã da última quinta-feira, 5, no Cemur, o evento que abriu as atividades do Outubro Rosa, mês em que se celebra a prevenção e conscientização sobre o câncer de mama, com palestras para estimular a participação da população e falar a importância do diagnostico precoce.

De acordo com a secretaria de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, o evento serve para a prevenção e conscientização, sobre o câncer de mama. “O outubro Rosa é uma campanha mundial, para chamar a atenção das mulheres sobre a doença. Quanto mais cedo for diagnosticado e ter acesso ao tratamento maior a chance de cura”, falou.

O evento reuniu dois palestrantes, sendo eles o médico ginecologista Dr. Nicolau Caivano, coordenador de ginecologia do Hospital Regional de Cotia e perito judicial (foto ao lado) e a terapeuta Silva Helena Arruda, palestrante voluntária da UNACCAM (União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama). No encontro, foram abordados dois temas, “Câncer de mama e as inovações” e a “Importância da Terapia Familiar para o paciente e sua família”.

Aproximadamente 400 pessoas participaram da reunião. Durante o evento teve apresentações musicais com o Coral da Coordenadoria dos Direitos da Mulher comandados pela professora de Zumba Michele Oliver e o músico Zulupa, Marta Medeiros com a Dança Circular e o Centro de Convivência do Idoso (CCI) do Maria Rosa.

A secretaria de Saúde Dra. Raquel Zaicaner fez a abertura solene do Outubro Rosa.

Segundo o vice-prefeito, Laércio Lopes, o evento foi importante para levantar questões sobre a necessidade de prevenção ao câncer de mama. “Os dados sobre a mortalidade da doença são assustadores, aproximadamente 522 mil mulheres morrem ao ano, sendo 14 mil somente no Brasil. É necessário alertar a população e promover a conscientização sobre a importância de realizar mamografia”, disse.

A palestra contou com alguns colaboradores como a Escola de Cabeleireiros que proporcionou o dia de beleza para o Coral da Coordenadoria dos Direitos da Mulher(EBV), Hinode, Mary Kay, Avon, Zumba, Faculdade Anhanguera, Colégio Alvorada Plus e Instituto Semear.

Abertura do "Outubro Rosa" reuniu cerca de 400 pessoas no Cemur.

O projeto mechas de amor, apadrinhado pelo vice-prefeito Laércio Lopes, em Taboão da Serra, apresentado no evento, promove doações de cabelos para a confecção de perucas serão entregues para mulheres durante o tratamento oncológico. Uma linda forma de demonstrar empatia e amor com o próximo.

Participaram do evento, vereadores, o médico ginecologista Dr. Antônio Carlos Pacheco de Almeida, a delegada da Delegacia de Defesa da Mulher Aparecida Alves, a Dra. Severina Pereira dos Reis, advogada e presidente da Comissão de Eventos e Cultura da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Taboão da Serra e a coordenadora dos Direitos da Mulher, Dra. Sueli Amoedo.

Apresentações emocionaram quem compareceu ao Cemur no dia 5/10

OUTUBRO ROSA
A campanha acontece com mais frequência no mês de outubro, mas as praticas e prevenções não devem ser realizadas apenas nesse mês. Sua marca registrada é um lenço, cor de rosa. A atividade física auxilia na prevenção de doenças como o câncer. A obesidade ou sobrepeso são grandes estimuladores de doenças degenerativas.

Palestras e apresentações artisticas marcaram abertura do Outubro Rosa.

Comer de forma saudável, realizar atividade física frequentemente, consumir pouca bebida alcoólica, evitar terapia de reposição hormonal, não fumar, está no peso ideal e amamentar o seu bebê o maior tempo possível, ajuda as mulheres evitar o câncer de mama de forma precoce.

UBS's

No Jardim Salete, entre os dias 7 e 21 de outubro, serão realizados mutirões de papa e do dia 20 a 27, terá roda de conversa e autoexame da mama. No Jardim América, todas terças e quintas palestras de conversa sobre a liberação da guia de mamografia para o publico alvo com orientação.

No Jardim Santo Onofre, entre os dias 18 e 20 de outubro, terá uma palestra sobre a prevenção do câncer de mama. No Jardim das Oliveiras, dia 21 será realizada uma roda de conversa e mutirões de papa. Já no Parque Pinheiros, neste sábado, 7, vai acontecer uma ação para as crianças e rodas de conversa sobre o autoexame da mama.

"Outubro Rosa" visa alertar a população sobre a importância do auto-exame e do diagnóstico precoce do Câncer de Mama.

No Jardim Suína, todas as sextas-feiras do mês terão palestras sobre a prevenção do câncer de mama. No Jardim Clementino, entre os dias 4 e 26 de outubro, serão realizados rodas de conversa, mutirões de papa, palestras, dia da beleza e capacitação para os funcionários da pasta sobre o acolhimento de vítimas de violência sexual.

No Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM), entre os dias 7 e 21 de outubro, a unidade estará aberta para realização de mamografias, e ultrassom (previamente agendados). Haverá palestras, atividades de saúde e bem estar como maquiagem, apresentação do Coral da 3ª idade e Tai Chi.

Na UBS Dr. Maria José de Albuquerque, entre os dias 18 e 20 de outubro, terão palestras e oficina de culinária. No Silvio Sampaio, entre os dias 6 e 27 de outubro, serão realizadas palestras. No dia 28, vai acontecer uma caminhada da Câmara Municipal até o shopping, entre outras atividades falando a prevenção e conscientização do câncer de mama.