carregando...


Taboão da Serra, 06 de Outubro de 2022

Procon de Taboão da Serra realiza atividades do Mês do Consumidor de 11 a 25/03

Assuntos Jurídicos

Atualizado em: 09/03/2022 13:03

Ação contará com palestras, oficinas e Procon itinerante e tem como objetivo orientar a população sobre os direitos dos consumidores

 

O Procon de Taboão da Serra (Procon-TS) promove de 11 a 25 de março o Mês do Consumidor, sendo de 14 a 18/03 a 1ª Semana do Consumidor. A ação tem como objetivo esclarecer para a população quais seus direitos nas relações de consumo, estabelecidos através do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (Lei Federal nº 8.078/1990). As atividades gratuitas serão realizadas pelo Procon-TS e pela Secretaria de Assuntos Jurídicos em parceria com a Fundação PROCON.SP, através da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor (EPDC).

De acordo com o diretor do Procon-TS, Dr. Denis Uehara, haverá atividades para todas as idades. “Para a 1ª Semana do Consumidor estamos preparando ações, oficinas e palestras para toda a população, desde as crianças para orientá-los de forma lúdica que muito daquilo que se mostram nas propagandas não é verdade, passando pelos jovens e adultos com orientações sobre armadilhas de consumo e orientação financeira, até os idosos com oficina para fortalecê-los enquanto cidadãos e oriená-los para estarem alerta para não serem ludibriados por instituições financeiras, empréstimos, entre outras relações de consumo”, explicou.

O secretário de Assuntos Jurídicos, Dr. Matheus Mota, por sua vez, agradeceu a parceria com a Fundação PROCON.SP. “Agradeço a Fundação PROCON.SP e a todos da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor que estão sendo nossos parceiros nesta 1ª Semana do Consumidor. O Procon de Taboão da Serra está à serviço da população e todos os munícipes da nossa cidade podem contar com nossa equipe quando precisarem de orientações, dúvidas ou precisarem de auxílio nas relações de consumo, seja em compras presencias ou virtuais, ou serviços não realizados ou executados em desacordo”, explicou.

 

 


Programação

As ações do Mês do Consumidor de Taboão da Serra inicia no dia 11/03, com plantão de atendimento do Procon Móvel. O ônibus estará das 9h às 17h na Praça Luiz Gonzaga, no Pirajuçara, para orientar os consumidores, prestar esclarecimentos e abertura de Carta de Informação Preliminar (CIP), mais conhecida como reclamação ou denúncia.  

Na segunda-feira, 14/03, a programação será direcionada às crianças. Haverá duas apresentações, às 10h e às 11h30, do Teatro de Fantoches com a Biblioteca Animada, na EMEF Ugo Arduini. De forma lúdica, com o Teatro de Fantoches, os pequenos são orientados e terem um senso crítico e a consumirem de forma adequada e consciente. A Biblioteca Animada, por sua vez, promove atividades através de temas relacionados ao consumo. São realizadas leituras e dramatizações, num ambiente especialmente montado para acolher as crianças.

Na terça-feira, 15/03, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Scândia recebe a palestra “Armadilhas do Consumo”. O encontro será às 15h30 e tem como objetivo apresentar algumas das estratégias de marketing adotadas no mercado de consumo, que buscam influenciar as escolhas dos consumidores, levando-os, muitas vezes, a realizar aquisições que não são de seu real interesse.

Já quarta-feira, 16/03, a ação da 1ª Semana do Consumidor será direcionada aos idosos de Taboão da Serra. No Centro de Convivência do Idoso (CCI) Maria Rosa, às 10h, haverá a Oficina do Idoso, que consiste orientar os participantes quanto as práticas de mercado, muitas vezes abusivas, que prejudicam os idosos, como abordagens agressivas de venda fora do estabelecimento comercial (rua, moradia, internet); garantia e problemas de produtos e serviços; influência da publicidade; cartão de crédito; empréstimo consignado; endividamento; transporte e outros assuntos.

Na quinta-feira, 17/03, haverá a palestra “Orientação Financeira”, às 14h, no CRAS Trianon. O objetivo é orientar jovens e adultos sobre a importância da educação financeira; como fazer um orçamento; sugestão de planilha; tipos de créditos; endividamento; cadastro de proteção ao crédito; regularização de cheques sem fundos; consumismo e aspectos emocionais do consumo.

O Mês do Consumidor 2022 encerra em 25/03, com mais um plantão de atendimento do Procon Móvel, na Praça Luiz Gonzaga, no Pirajuçara, das 9h às 17h.

Novo endereço

O Procon de Taboão da Serra está de casa nova, no Pirajuçara. No aniversário de 63 anos de emancipação político-administrativa do município, em 19/02, a Prefeitura inaugurou a nova sede do Procon-TS na Estrada Kizaemon Takeuti, 1987. No mesmo local funcionam outros serviços, como a segunda unidade da central Atende, o Acesso Digital, a Casa do Empreendedor com Banco do Povo e Sebrae Aqui, o Emprega Taboão, além da nova sede da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica.

O Procon-TS funciona de segunda a quinta-feira, das 08h30 às 16h30. As sextas-feiras são reservadas para audiências conciliatórias. Para informações, entre em contato pelo telefone (11) 4786-2986 ou 4786-2987.

Para abrir uma CIP, basta comparecer munido dos seguintes documentos:
– Cópia do RG, CPF ou carteira de habilitação;
– Cópia do comprovante de residência (em nome do consumidor)
– Nota Fiscal, Pedido, Ordem de Serviço, Contrato, Boleto, Faturas ou documentos que comprovem a relação de consumo;
– Endereço ou CNPJ do Fornecedor;
– Procuração (se for o caso; disponibilizada pela Procon);
– No caso de Procuração: cópias do RG e CPF do Procurador

Serviço:
Procon de Taboão da Serra
Estrada Kizaemon Takeuti, 1987, Pirajuçara
Telefone: 4786-2986 | 4786-2987
procon@ts.sp.gov.br
Atendimento: de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h
Instagram: https://www.instagram.com/procontaboaodaserra/
Facebook: https://www.facebook.com/procontaboaodaserra/

Mês do Consumidor de Taboão da Serra
De 11 a 25/03

Programação:
11/03 - das 9h às 17h - Plantão de Atendimento ao Consumidor no Procon Móvel
Local: Praça Luiz Gonzaga, s/n, Pirajuçara

14/03 - às 10h e às 11h30 - Biblioteca animada com Teatro de Fantoches
Local: EMEF Ugo Arduini - Rua Carlos Fernandes, 315, Parque Jacarandá

15/03 - às 15h30 - Palestra “Armadilhas de Consumo”
Local: CRAS Scândia - Rua Guilherme Busto, 130, Jardim Scândia

16/03 - às 10h - Oficina do Idoso
Local: Centro de Convivência do Idoso (CCI) Maria Rosa - Avenida Dr. José Maciel, 708, Jardim Maria Rosa

17/03 - às 14h - Palestra “Orientação Financeira”
Local: CRAS Trianon - Rua Rodrigues Alves, 29, Jardim Trianon

25/03 - das 9h às 17h - Plantão de Atendimento ao Consumidor no Procon Móvel
Local: Praça Luiz Gonzaga, s/n, Pirajuçara