OUVIDORIA GERAL E DA SAÚDE (SUS) DE TABOÃO DA SERRA
Praça Miguel Ortega, 439 - Bloco A, Parque Assunção
Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (exceto feriado e ponto facultativo)
OUVIDORIA GERAL:
Tel.: (11) 4788-5460 e (11) 4788-5458
ouvidoria@taboaodaserra.sp.gov.br
OUVIDORIA DA SAÚDE
Tel.: (11) 4788-5609
ouvidoriasus@taboaodaserra.sp.gov.br
As atribuições da Ouvidoria Geral do Município são:
- Receber e apurar denúncias, reclamações e representações sobre atos considerados ilegais, arbitrários, desonestos, ou que, de maneira geral, contrariem o interesse público, praticados por servidores públicos do Município, empregados da Administração Indireta, agentes políticos, ou por pessoas, físicas ou jurídicas, que exerçam funções paraestatais mantidas com recursos públicos;
- Realizar diligências nas unidades da Administração, sempre que necessário para o desenvolvimento de seus trabalhos;
- Manter sigilo, quando solicitado, sobre denúncias e reclamações, bem como sobre sua fonte, providenciando, junto aos órgãos competentes, proteção aos denunciantes;
- Manter serviço telefônico gratuito destinado a receber denúncias ou reclamações;
- Realizar as apurações de todo e qualquer ato lesivo ao patrimônio público, mantendo atualizado arquivo de documentação relativa às reclamações, denúncias e representações recebidas;
- Promover estudos, propostas e gestões, em colaboração com os demais órgãos da Administração Municipal, objetivando aprimorar o andamento da máquina administrativa;
- Elaborar e encaminhar, mensalmente, na Imprensa Oficial do Município, relatório de suas atividades, encaminhando-o ao Chefe do Executivo e ao Legislativo Municipal;
- Realizar seminários, pesquisas e cursos versando assuntos de interesse da Administração Municipal, no que tange ao controle da coisa pública.
- Publicar, mensalmente, na Imprensa Oficial do Município, estatística resumida das reclamações, denúncias e outros pedidos feitos por munícipes e usuários do serviço público.
As atribuições da Ouvidoria da Saúde são:
- Prestar esclarecimento e dar informações que dizem respeito à saúde em geral;
- Criar espaços de cidadania e fomentar o controle social;
- Prestar esclarecimentos sobre o funcionamento da rede;
- Mediar acesso aos serviços de saúde;
- Viabilizar e criar medidas que permitam a gestão do SUS;
- Estabelecer e acompanhar as etapas do fluxo que compreendem a relação com o usuário e o atendimento às demandas;
- Acolher a demanda da população e criar dispositivos que possibilitem sua participação na avaliação dos resultados obtidos;
- A partir das demandas, tomar medidas que impliquem na regulação e/ou modificação das políticas públicas de saúde;
- Controlar o nível de satisfação dos usuários tendo em vista as ações realizadas pela Ouvidoria na resolução dos problemas por eles apontados.