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CIDADÃO
EMPRESA
SERVIDOR
Ouvidoria Geral e SUS
Atualizado em: 23/05/2025 às 22h50
Ouvidoria Geral e da Saúde de Taboão da Serra
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OUVIDORIA GERAL E DA SAÚDE (SUS) DE TABOÃO DA SERRA
Praça Miguel Ortega, 439 - Bloco A, Parque Assunção
Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (exceto feriado e ponto facultativo)

OUVIDORIA GERAL:
Tel.: (11) 4788-5460 e (11) 4788-5458
ouvidoria@taboaodaserra.sp.gov.br

OUVIDORIA DA SAÚDE
Tel.: (11) 4788-5609
ouvidoriasus@taboaodaserra.sp.gov.br
   

As atribuições da Ouvidoria Geral do Município são:

  • Receber e apurar denúncias, reclamações e representações sobre atos considerados ilegais, arbitrários, desonestos, ou que, de maneira geral, contrariem o interesse público, praticados por servidores públicos do Município, empregados da Administração Indireta, agentes políticos, ou por pessoas, físicas ou jurídicas, que exerçam funções paraestatais mantidas com recursos públicos;
  • Realizar diligências nas unidades da Administração, sempre que necessário para o desenvolvimento de seus trabalhos;
  • Manter sigilo, quando solicitado, sobre denúncias e reclamações, bem como sobre sua fonte, providenciando, junto aos órgãos competentes, proteção aos denunciantes;
  • Manter serviço telefônico gratuito destinado a receber denúncias ou reclamações;
  • Realizar as apurações de todo e qualquer ato lesivo ao patrimônio público, mantendo atualizado arquivo de documentação relativa às reclamações, denúncias e representações recebidas;
  • Promover estudos, propostas e gestões, em colaboração com os demais órgãos da Administração Municipal, objetivando aprimorar o andamento da máquina administrativa;
  • Elaborar e encaminhar, mensalmente, na Imprensa Oficial do Município, relatório de suas atividades, encaminhando-o ao Chefe do Executivo e ao Legislativo Municipal;
  • Realizar seminários, pesquisas e cursos versando assuntos de interesse da Administração Municipal, no que tange ao controle da coisa pública.
  • Publicar, mensalmente, na Imprensa Oficial do Município, estatística resumida das reclamações, denúncias e outros pedidos feitos por munícipes e usuários do serviço público.
 

As atribuições da Ouvidoria da Saúde são:

  • Prestar esclarecimento e dar informações que dizem respeito à saúde em geral;
  • Criar espaços de cidadania e fomentar o controle social;
  • Prestar esclarecimentos sobre o funcionamento da rede;
  • Mediar acesso aos serviços de saúde;
  • Viabilizar e criar medidas que permitam a gestão do SUS;
  • Estabelecer e acompanhar as etapas do fluxo que compreendem a relação com o usuário e o atendimento às demandas;
  • Acolher a demanda da população e criar dispositivos que possibilitem sua participação na avaliação dos resultados obtidos;
  • A partir das demandas, tomar medidas que impliquem na regulação e/ou modificação das políticas públicas de saúde;
  • Controlar o nível de satisfação dos usuários tendo em vista as ações realizadas pela Ouvidoria na resolução dos problemas por eles apontados.