A Prefeitura de Taboão da Serra informa que a Defesa Civil e as Secretarias de Saúde, Manutenção, Obras e Assistência Social seguem trabalhando para minimizar os impactos causados pela forte chuva de domingo, 02 de fevereiro, que causou enchentes e atingiu mais de 500 residências.
A Secretaria de Manutenção e a Defesa Civil estão finalizando a limpeza das ruas da Vila Santa Luzia e Centro, bairros mais atingido pelas enchentes. O lixo e o entulho já foram recolhidos e os servidores trabalham na retirada do excesso de lama e lavagem das vias com caminhão pipa.
A Secretaria de Saúde levou o Consultório Móvel às regiões atingidas para consulta com médico, atualização de receitas médicas, aplicação de vacina, distribuição de hipoclorito e orientou a população quanto aos riscos da leptospirose e outras doenças associadas à água suja.
A pasta segue com a aplicação de vacina em moradores cujos imóveis foram atendidos pelas enchentes, além de orientação quanto aos riscos da leptospirose e outras doenças associadas à água suja.
Vale ressaltar que as pessoas que tiverem febre ou algum outro sintoma devem procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima.
A Secretaria de Assistência Social realizou o cadastro das famílias que foram afetadas pelas chuvas e solicitará os benefícios que forem necessários para o atendimento da população.
A Prefeitura está realizando a distribuição de cestas básicas, botijões de gás, marmitex, pães, suco, colchonetes, água mineral, kits de limpeza com balde, cândida, sabão, pano de chão, desinfetante, detergente, entre outros itens.
DOAÇÕES
A Prefeitura e o Fundo Social de Solidariedade estão arrecadando doações para o atendimento das famílias. Os itens podem ser entregues no Ginásio de Esportes Ayrton Senna (Rua José Francisco dos Santos, 120, Jd. Helena), das 7h às 23h, ou no Fundo Social de Solidariedade (Rua Marechal Floriano Peixoto, 242, Jd. Saporito), das 8h às 17h.
Quem quiser pode contribuir doando:
- alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, óleo, macarrão, molho de tomate, leite em pó;
- água mineral;
- itens de higiene pessoal, como sabonete, escova de dentes, creme dental, shampoo, etc;
- produtos de limpeza;
- ração para animais;
- colchões;
- roupas, cobertores e calçados novos ou usados em bom estado.
A Defesa Civil, bem como as Secretarias de Obras, Manutenção, Saúde e de Assistência Social seguem em regime de plantão para oferecer suporte aos moradores. Se necessário, a população deve solicitar auxílio à Defesa Civil pelos números (11) 4701-0655 ou pelo 199.