A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra, visando a capacitação dos profissionais da saúde do município, iniciou no começo do mês de junho, o “Curso de Desenvolvimento de Habilidades no Atendimento ao Público”.
Em parceria com a Escola Técnica Vital, localizada na rua Thereza Maria Luizetto, nº. 107, a pasta da Saúde realizou 16 encontros semanais com os profissionais que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos Centros de Especialidades e Zoonoses.
O curso coordenado por Vivian Rocha e Vanini Mandaj contou com a participação de 150 profissionais. “Nossa pasta da Saúde tem por obrigação prestar o melhor atendimento aos munícipes. Porque quando eles procuram nossos equipamentos esperam o melhor dos nossos profissionais. Os cursos oferecidos pela nossa gestão é exatamente para aperfeiçoar o que já fazem no dia a dia deixando um atendimento mais humanizado”, comentou o secretário de Saúde, Dr. Ailton Bogalho Jr.
De acordo com as coordenadoras do curso, o objetivo dessa capacitação é garantir um atendimento mais humanizado, que conquiste confiabilidade e promova a eficácia do cuidado com o paciente, mantendo sempre a ética e a postura em qualquer equipamento de saúde, visando gerar uma nova cultura de atendimento que contribua para melhorias na qualidade dos serviços prestados.
“Neste curso, cada um aprendeu a importância de ouvir com paciência, de se comunicar com clareza, de ser ponte entre os pacientes e o cuidado. E hoje vocês saem daqui mais preparados para transformar ambientes de saúde em espaços mais humanos, mais respeitosos e acolhedores”, disse a coordenadora de Educação Permanente, Vivian Rocha.
Durante o “Curso de Desenvolvimento de Habilidades no Atendimento ao Público”, foram realizados oito encontros cujos temas foram: Introdução e Sensibilização, Identificando o Papel do Acolhedor, Atribuições do Acolhedor, SUS e o SUS no município, Vulnerabilidade, Território e Intersetoriedade e duas vezes os Programas, Linhas de Cuidado e Coordenação finalizando com a formatura desses profissionais.