Força-tarefa da Secretaria de Segurança Pública apreendeu 300kg de cobre em ferros-velhos e busca interromper cadeia criminosa que prejudica funcionamento de escolas, UBSs e semáforos
A Secretaria de Segurança Pública da Taboão da Serra iniciou na segunda-feira, 15 de julho, a Operação Por um Fio, com objetivo enfrentar com rigor os constantes furtos de cabos de energia e de telefonia no município. Os materiais, feitos de cobre, possuem valor comercial e por isto, a ação mira tanto quem surrupia, quanto possíveis receptadores e revendedores, como ferros-velhos.
A força-tarefa engloba, além da Secretaria de Segurança Pública e a Guarda Civil Municipal, as Secretarias de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Comunicação, Assuntos Jurídicos com o Procon Municipal, e Fazenda, por meio da Fiscalização de Posturas. Também participam da ação as concessionárias Enel, Tim, Vivo e Claro.
Luis Peniche, secretário de Segurança Pública, explicou sobre os trabalhos. “Estamos combatendo esse tipo de crime que têm comprometido o funcionamento de escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e semáforos, impactando diretamente a vida da população”, afirmou.
“Dentro dessa operação, todos os ferros-velhos da região serão fiscalizados, especialmente aqueles que comercializam fios de cobre de procedência duvidosa ou oriundos de crimes. Vamos coibir a receptação, que é parte essencial dessa cadeia criminosa”, completou o secretário de Segurança Pública.
Na ocasião, foram apreendidos 300kg de cobre em ferros-velhos, três pessoas foram encaminhadas ao 2º Distrito Policial (DP) de Taboão da Serra para prestar esclarecimentos e uma moto roubada foi recuperada.