O secretário da pasta, Marcus Vinícius, marcou presença no evento a fim de elevar a administração do município aos padrões internacionais
Na 13ª edição do Fórum de Lisboa, a cidade de Taboão da Serra marcou presença ao enviar o secretário de Relações Institucionais, Marcus Vinícius de Medeiros, para representar o município. O evento, que aconteceu nos dias 2, 3 e 4 de julho, tinha como tema de debate “O mundo em transformação — Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente”.
Reunindo acadêmicos, gestores, especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil do Brasil e Europa na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), em Portugal, o encontro teve como fim dialogar os impactos da “Era Inteligente” nas relações estatais, institucionais e empresariais.
O Fórum acontece anualmente e levanta debates sobre os desafios enfrentados pelo Estado contemporâneo. O principal tema discutido na edição de 2025 foi os impactos da tecnologia e, em especial, como as inteligências artificiais atuam em diferentes âmbitos e os impactos disso no mundo moderno. Unindo especialistas multidisciplinares a fim de buscar maior entendimento sobre os desafios propostos pelo mundo atual, como direitos humanos, mudanças climáticas e políticas públicas, entre diversas outras questões que se fazem presentes no mundo moderno.
“Participar de um evento como este nos apresenta o que há de mais moderno na política, e nos capacita para fazer a gestão local aplicando a visão e conceitos globais. O futuro de Taboão da Serra vem sendo estruturado em inteligência e diplomacia ativa,” comenta Marcus Vinícius após a sua participação.
A colaboração das entidades envolvidas na organização do XIII Fórum de Lisboa visa engrandecer instituições públicas e privadas no Brasil, Portugal e diversos outros países. Essa cooperação entre nações promove o pensamento conjunto no que diz respeito ao aprimoramento de modelos organizacionais e de gestão, em especial no que diz respeito à governança de instituições públicas e privadas. Assim como possibilitar o intercâmbio de ideias, embasando a inovação e a criação de metodologias novas para projetos e políticas púbicas.
O Fórum visa também promover a atuação conjunta entre o meio acadêmico e o setor público no desenvolvimento de estratégias e diagnósticos sobre os impactos da globalização, mudanças sociopolíticas, governabilidade, saúde, entre tantos outros temas que demandam um pensamento ativo.
A presença de um representante da gestão em um evento como este é importante, por fortalecer a administração local com os conhecimentos internacionais e práticas inovadoras de governança, além da oportunidade estratégica de estar no mesmo espaço que grandes líderes e aprender com eles.
“O evento foi de grande magnitude, com palestrantes renomados, entre empresários, ministros e presidentes. Foi uma excelente oportunidade de atualizar os conhecimentos para aplicá-los no município e inserir Taboão da Serra no radar internacional,” diz Marcus Vinícius.
A presença de um representante local em um evento como este mostra o compromisso do Governo Municipal em aprimorar e capacitar as lideranças da gestão a fim de implementar novas ideias e melhorar a vida do taboanense.