Mulheres moradoras de oito cidades deliberaram juntas as políticas públicas de bem viver para a região
Por Rebeca Motta
Na manhã do dia 24 de julho, Taboão da Serra sediou a 5ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres, etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, o evento reuniu 640 participantes credenciadas, promovendo debates e a construção de propostas voltadas à promoção e fortalecimento das políticas públicas para mulheres na região.
A conferência foi organizada pelo Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (CONISUD) e teve como objetivo principal a elaboração de Políticas Públicas com base no protagonismo feminino, além da eleição das delegadas que representarão os municípios na etapa estadual da conferência.
A presidente da Câmara Técnica de Mulheres do CONISUD, Ângela Maluf, presidiu a mesa de abertura, deu as boas-vindas às autoridades presentes e conduziu a primeira palestra, destacando a importância do fortalecimento da participação ativa da sociedade civil nesse processo.
A conferência contou com palestras da Dra. Rosemary, presidente do Conselho da Condição Feminina do Estado de São Paulo, e da escritora, mentora e psicanalista Pastora Isabel de Jesus, especialista em transformação feminina. A Comissão Organizadora foi responsável pela condução dos trabalhos, incluindo acolhida, apresentação da conferência nacional, aprovação do regimento interno, rodas de conversa, sistematização de propostas e eleição de delegadas. Um destaque foi aprovado para inclusão da ODS 18, que trata da eliminação do racismo e da discriminação racial em todos os eixos temáticos.
Entre os principais temas debatidos estiveram saúde integral da mulher, equidade salarial, enfrentamento à violência, participação política e justiça social com foco na diversidade e interseccionalidade. As propostas aprovadas incluíram, entre outras, a ampliação dos serviços de saúde e atendimento humanizado, criação de programas de geração de renda para mulheres vítimas de violência, implantação de delegacias e institutos médicos legais com funcionamento 24 horas, criação de abrigos, capacitação profissional, fortalecimento da participação política feminina e ações de combate ao racismo e à exclusão social.
Durante a plenária final, foram eleitas as representantes da sociedade civil e do poder público que comporão a delegação da região na Etapa Estadual da 5ª CNPM. A eleição ocorreu por município e foi conduzida de forma transparente, por votação ou aclamação entre as participantes.
Também foram aprovadas por unanimidade duas moções: uma de repúdio à proposta de realização da Etapa Estadual de forma online, acompanhada de 236 assinaturas; e outra solicitando a ratificação, pelo Governo Brasileiro, da Convenção nº 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata da eliminação da violência e do assédio no mundo do trabalho, com 52 assinaturas.
A 5ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres reafirmou o compromisso da região com a construção de políticas públicas mais justas, inclusivas e efetivas para todas as mulheres.