Evento aconteceu dos dias 21 de julho a 02 de agosto, e delegação taboanense se apresentou com mais de dez coreografias nos palcos de Santa Catarina
Entre grupos de dança de todo o país que competiram durante o Festival de Dança de Joinville, o maior do mundo, Taboão da Serra conseguiu se destacar e chegar ao pódio em terceiro lugar na modalidade neoclássico conjunto. A coreografia que garantiu esse espaço de honra foi a No Silencio de Nossas Mentes, assinada pela professora, bailarina e coreografa Daiane Camargo.
"Receber essa premiação no maior festival de dança do mundo não é apenas uma vitória simbólica, é a confirmação de que todo o esforço, entrega e paixão que eu, a Daiane Camargo e os demais professores colocamos diariamente na formação dos nossos bailarinos e bailarinas tem gerado frutos verdadeiros, é Grupo Especial, dizendo ao mundo que Taboão da Serra tem arte, tem potência e tem um futuro brilhante na dança," diz o professor Thiago Aprazy.
As apresentações competitivas do festival começaram no dia 21 de julho e seguiram até o dia 2 de agosto, ao longo de nove noites. Com 843 coreografias de eventos competitivos apresentadas em oito gêneros de dança: Balé Clássico de Repertório, Balé Neoclássico, Dança Contemporânea, Danças Populares Brasileiras, Danças Populares Internacionais, Danças Urbanas, Jazz e Sapateado. Foram mais de 956 grupos participantes, vindos dos 26 estados e 5 países, divididos em categorias conforme a idade dos bailarinos.
“Tive muitas oportunidades de participar de concursos de bandas e festivais, e sei como é muito honroso sair com uma premiação depois de tanto suor. Envolve muito trabalho, muita dedicação e entrega para a gente poder estar no palco e dar o nosso melhor para quem assiste. Gostaria de expressar aqui todo o meu carinho, respeito e, acima de tudo, o orgulho que tenho como taboanense em ter nossas bailarinas e bailarinos, representando a nossa cidade de forma tão brilhante,” comenta com emoção o secretário de Cultura, Maestro Edison.
A Escola de Artes Municipal também levou mais coreografias e remontagens de Thiago Aprazy e Daiane Camargo para encantar os palcos em Joinville, entre elas os solos de Lara Barioni, Sofia Barbieri, Amanda Cabral, Kemilly Almeida, Samara Alencar, Isabela Brollo, Soraya Martins e do bailarino Erick Barbosa, que além de seu solo, também subiu ao lado de Ana Julia para apresentarem um pas de deux encantador.
O Festival de Dança de Joinville é considerado o maior do mundo e realizou sua 42ª edição. Uma conquista em um espaço como esse nos enche de alegria e orgulho por esses artistas que levaram o nome de Taboão da Serra para os holofotes.