Evento em São Paulo reuniu GCMs de diversas cidades para troca de experiências e aprimoramento de protocolos que salvam vidas
A Patrulha Guardiã Maria da Penha de Taboão da Serra participou do VI Seminário de Enfrentamento à Violência Doméstica, promovido pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana da Prefeitura de São Paulo.
O evento, realizado nos dias 27 e 28 de agosto, no Centro Cultural São Paulo, tratou de “Políticas Públicas para Prevenção à Violência contra a Mulher e Boas Práticas” e visou promover diálogo, conscientização e troca de experiências no enfrentamento à violência doméstica.
Na ocasião, foram tratados diversos assuntos, como violência de gênero em casa e no trabalho, atendimento às pessoas LGBTQIAP+, uso de tecnologia na prevenção e combate à violência doméstica, políticas públicas, entre outras pautas pertinentes.
Além de Guardas Civis Municipais (GCMs) de Taboão, o seminário contou com a presença de GCMs de Jundiaí, Santos, Guarujá, Praia Grande, Salvador e Belo Horizonte.
"Nossa Patrulha Guardiã é referência incontestável na região e parâmetro para outras corporações que buscam aprimorar os protocolos de atendimento. Ela não atua de forma simbólica, mas produz resultados concretos, frutos de um incansável trabalho de inteligência e dedicação para o cumprimento da lei.", explica comandante da GCM de Taboão, Almir Silva.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SSP), no mês de julho a Patrulha Guardiã Maria da Penha de Taboão realizou 210 visitas domiciliares de fiscalização e acompanhamento às vítimas de violência com medida protetiva. Esse número representa uma média de 15 rondas por dia e mais de 500km percorridos de rondas preventivas. Além disso, o trabalho resultou na prisão de três homens infratores, sendo um por descumprimento da medida protetiva, um por sequestro e cárcere privado, e outro por violência doméstica.
O secretário de Segurança Pública, Luis Ledenis Peniche destaca que o enfrentamento a violência de gênero e doméstica é prioridade na gestão.
“A Patrulha Guardiã Maria da Penha é resultado de uma política pública séria, ancorada em planejamento, estatégia e dedicação. Graças ao apoio da atual gestão, conseguimos estruturar ações que salvam vidas, fortalecem a rede de proteção e servem de referência para outros municípios. Esse compromisso da Prefeitura garante que Taboão da Serra continue avançando no combate à violência contra a mulher”, afirma.
Serviço:
GCM - 153