Leão Léo é símbolo de iniciativa da GCM que ensina para crianças valores como cidadania, empatia, boa convivência e civismo
Os alunos da Escola de Tempo Integral (ETI) Prof. Ana Mafalda Barbosa de Carvalho, no Parque São Joaquim, tiveram uma manhã especial e animada na segunda-feira, 29 de setembro. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Guarda Civil Municipal (GCM) apresentaram oficialmente o Leão Léo, mascote do programa Construindo o Amanhã.
Reunidos na quadra da escola, os estudantes se encantaram com a novidade. Tiraram fotos, abraçaram o mascote e participaram de momentos de integração. A atividade também contou com a apresentação de um coral formado pelos alunos.
O Construindo o Amanhã é uma iniciativa da GCM que busca aproximar as crianças da rede municipal de ensino das ações de segurança pública, promovendo valores como respeito, cidadania e convivência em sociedade.
O secretário de Segurança Pública, Luís Ledenis Peniche, destacou a importância do programa. "Estamos investindo em um trabalho de proximidade, de acolhimento e de educação preventiva. O Leão Léo chega para reforçar essa mensagem, mostrando que a segurança pública também é feita com carinho, diálogo e construção de valores. Queremos que nossas crianças cresçam conscientes, seguras e preparadas para um futuro melhor.", diz.
Os GCMs Gabriel Ferreira e Demétrio Lima, que atuam diretamente no programa, também ressaltaram os avanços da iniciativa.
Gabriel Ferreira comentou sobre o impacto positivo nas crianças. "O projeto Construindo o Amanhã tem se dedicado a falar com as crianças sobre cidadania, civismo, acidentes domésticos, violência e a importância de combater esses problemas. Temos visto uma transformação: crianças que antes estavam mais distantes hoje se aproximam de nós, nos têm como amigos. Apresentar o Leão Léo é plantar mais uma semente de respeito, empatia e dedicação, para colhermos juntos um amanhã melhor."
Já Demétrio Lima reforçou a importância da continuidade dos trabalhos. "Para nós é uma felicidade muito grande, é uma realização. Começamos atendendo três escolas, em um trabalho piloto que já alcançou excelência. Vamos seguir trabalhando para que o projeto continue e seja melhorado a cada ano."
Também estiveram presentes o comandante da GCM Almir Silva e o subcomandante Carlos Almeida, além de GCMs da Ronda Escolar.