Comércio operava no Jardim Record sem autorização e acumulava lixo, oferecendo riscos à saúde da população
Na terceira fase da Operação Por Um Fio, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Taboão da Serra, em conjunto com a Guarda Civil Municipal (GCM), encerrou as atividades de um ferro-velho que funcionava ilegalmente em um terreno público, na Travessa Irati, no Jardim Record.
O espaço acumulava lixo e diversos materiais, oferecendo riscos à saúde pública e comprometendo a ordem e a segurança da região. A ação também contou com o apoio da Secretaria de Manutenção.
O secretário de Segurança Pública, Luís Ledenis Peniche, destacou a importância da operação. “Em mais uma fase da Operação Por Um Fio, estamos novamente em um espaço público, fechando um estabelecimento que funcionava de forma irregular em nossa cidade. Não vamos admitir que esse tipo de atividade criminosa continue. Para funcionar, qualquer comércio depende da regulamentação da Prefeitura, e o espaço público não será utilizado para esse fim.”, explicou.
A Operação Por Um Fio é uma força-tarefa da Prefeitura de Taboão da Serra para combater o furto de cabos de energia elétrica e de telefonia, o que compromete o funcionamento de equipamentos públicos, como escolas, UBSs e semáforos. Nesse sentido, a GCM e a SSP realizam vistorias em ferros-velhos para coibir práticas ilegais, promover mais segurança e preservar o patrimônio da cidade.
Na primeira etapa da operação, em 15 de julho, foram apreendidos 300kg de cobre e três pessoas foram encaminhadas ao 2º Distrito Policial (DP) de Taboão da Serra para prestar esclarecimentos e uma moto roubada foi recuperada.
Já na segunda fase, em 8 de setembro, dois homens foram detidos em flagrante por receptação e furto. A GCM também apreendeu 13 kg de fios de cobre, além de rádios de comunicação, antenas e combinadores de frequência, sendo alguns dos equipamentos avaliados em R$16 mil a 20 mil.