Com apoio da Prefeitura, evento fortalece o calendário esportivo e reforça o papel do município como polo de corrida de rua
Mais de 1.000 pessoas compareceram ao Parque das Hortênsias no último domingo, 9 de novembro, para participar da Taboão da Serra Run 2025. O evento esportivo contou com apoio da Prefeitura de Taboão da Serra e reuniu atletas amadores e profissionais, além de grupos de corrida para disputas de 10km, 5km e caminhada de 3km.
A Taboão da Serra Run foi organizada pela Associação Profissionais de Eventos Esportivos (PROEESP) e pela Sports Run, entidades do ramo que estão por trás de famosas provas pelo estado de São Paulo como a Maratona da Praia Grande e de Sorocaba, e provas internacionais na Flórida.
O percurso, que teve largada no Parque das Hortênsias, passou por pontos icônicos da cidade como o Morro do Cristo e sua escadaria, a Praça Miguel Ortega onde está a sede antiga da Prefeitura e trechos das avenidas Armando de Andrade, José André de Moraes e Taboão da Serra. O trajeto foi elogiado pelo participantes e reforça o papel do município como polo de corrida de rua.
Nem a manhã chuvosa não impediu que os corredores batessem suas melhores marcas pessoais e se superassem na prova.
Nos 10 km feminino, o pódio foi composto por Joice Pereira dos Santos (37m33s), Janira Oliveira da Silva Fernandes (46m11s) e Gabriela Novaes (48m13s). Nos 5 km feminino, venceram Josilaine Sousa Martins (20m59s), Luciana da Costa de Lima Silva (21m14s) e Viviane Marques dos Santos (23m27s).
Entre os homens, Thiago Tadeu Nunes Oliveira (36m59s) conquistou o primeiro lugar nos 10 km, seguido de Enzo Fausto Lenon de Oliveira Zimbrao (37m27s) e Erivaldo Alves dos Santos Silva (37m59s). Já nos 5 km masculino, a disputa foi acirrada: Gustavo Thomaz Bogado Barrios Prieto venceu com o tempo de 17m00s, à frente de Agustin Carbonell Alves dos Santos (17m30s) e Breno Guimarães (18m13s).
O secretário de Comunicação, João Menezes, destacou a importância do evento para a cidade. “A Taboão da Serra Run foi um sucesso graças ao apoio do prefeito e da vice-prefeita, que acreditam no esporte como ferramenta de saúde, bem-estar e integração social, por muitos usam a corrida de rua como válvula de escape para suas adversidades. Agradeço também a todos os corredores que encararam o desafio e por ter feito o evento ainda mais vibrante. Essa energia motiva a equipe organizadora, entre eles, Allan Favaron, Aloisio Jerônimo, a seguir ampliando o circuito na cidade e entregar uma prova limpa e fidedigna ao que o corredor sente e deseja ao correr na rua!”, afirmou.
Para o próximo ano, novidades já estão sendo planejadas. “A expectativa é alta. Em 2026, queremos realizar a primeira edição do circuito taboanense de corrida, com novas etapas e, possivelmente, uma prova noturna repleta de esporte e entretenimento para toda a população”, adiantou.