Iniciativa da Secretaria de Educação estimulou a troca de saberes e o reconhecimento de boas práticas
A Secretaria de Educação de Taboão da Serra promoveu na quarta-feira, 12 de novembro, o Simpósio AEE – GAPEs – GAP, no Cemur, com o tema “Perspectivas e Desafios: um diálogo entre saberes”. O encontro reuniu educadores e gestores da rede municipal para trocar experiências e refletir sobre a educação inclusiva, destacando o trabalho dos profissionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE), no Grupo de Apoio Pedagógico Especializado (GAPEs) e no Grupo de Apoio Pedagógico (GAP).
De acordo com Lisley de Rezende Amado, diretora do Departamento de Formação, o Simpósio foi um espaço para valorizar práticas e resultados. “Os professores apresentaram experiências que vão além das metodologias, mostrando como a educação inclusiva transforma vidas e fortalece o trabalho coletivo das nossas escolas”, destacou.
Jurema Dantas, diretora do Centro de Referência de Educação Inclusiva (CREI), o evento reforçou a importância do diálogo entre profissionais. “O Simpósio mostrou as práticas positivas e exitosas que acontecem em nossa rede e promoveu uma troca de saberes essencial para o fortalecimento da Educação Inclusiva em Taboão da Serra”, afirmou.
Já para o secretário de Educação, Luciano Corrêa, o Simpósio é um reflexo do trabalho coletivo que fortalece a rede municipal de ensino. “Com esse evento, reafirmamos o compromisso da Prefeitura com uma educação pública de excelência, humana e transformadora. Valorizar os profissionais e garantir oportunidades para todos é o caminho para uma rede cada vez mais inclusiva e eficiente”, declarou.
Premiação
Durante o Simpósio, educadores do AEE, GAPEs e GAP foram reconhecidos por práticas que fortalecem a inclusão e a qualidade do ensino.
Foram premiados com troféus os seguintes profissionais:
AEE
1° Lugar: Paula Almeida de Araújo - EMEB Maria Cebolinha- AEE
2° Lugar: Eliza Naomi Suzuki - EMEB Aracy de Abreu Pestana- AEE
3° Lugar: Nathália Novaes Passadore - EMEB Rachel de Queiroz e Rui Barbosa- AEE
3°Lugar: Alessandra Fernandes da Cunha e Cristiane Santiago Rodrigues - EMEB Franjinha- AEE
GAPEs
1° Lugar: Maria Rosinete Ribeiro - EMEB Prof. Ana Mafalda Barbosa de Carvalho - GAPEs
2° Lugar: Thaís Cristina de Souza Lima e Vera Lúcia Menetrie de Freitas - EMEB Rui Barbosa- GAPEs
GAP
1° Lugar: Elizabeth de Almeida Cardeneth - EMEB Heitor Villa Lobos - GAP
2° Lugar: Elaine Cristina de Oliveira - EMEB Prof. Ester Cordeiro de Souza - GAP
Mais sobre AEE – GAPEs – GAP
O AEE, o GAPEs e o GAP são pilares do atendimento educacional da rede municipal, voltados à promoção da aprendizagem, da inclusão e do desenvolvimento integral dos estudantes.
O AEE identifica e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, elimina barreiras e assegura a participação plena dos estudantes, promovendo autonomia e independência.
O GAPEs, por sua vez, realiza atendimento psicopedagógico a estudantes com distúrbios ou transtornos de aprendizagem, desenvolve ações para o resgate do vínculo com o aprender e orienta profissionais e famílias.
Já o GAP atua diretamente na alfabetização na idade certa, apoia alunos com dificuldades de leitura e escrita, corrige o fluxo escolar e oferece formação continuada aos professores alfabetizadores.