Serviços a serem geridos pela Prefeitura serão implantados por meio de TAC firmado entre o Ministério Público e Cooperativa Habitacional Vida Nova
Taboão da Serra ganhará três novos equipamentos públicos: um Centro de Referência e Apoio para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Centro TEA), um novo Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA) e um novo canil para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Os projetos foram apresentados à população nesta terça-feira, 10 de fevereiro, em encontro na Câmara de Vereadores.
Os novos serviços da Prefeitura de Taboão da Serra serão construídos por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e a Cooperativa Habitacional Vida Nova.
O projeto inicial aprovado prevê a construção do Centro TEA e do SAICA no Parque Assunção, no terreno do antigo Instituto Asas Brancas. Já o novo canil será no próprio CCZ, no Parque Industrial das Oliveiras, e contará com 20 baias e um bloco de serviços e cuidados para banho e tosa dos pets.
A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 18 meses após o início das obras.
O Centro TEA será um espaço de referência para o acolhimento, atendimento e inclusão de pessoas com TEA e suas famílias, além de oferecer abordagem multidisciplinar, intersetorial e humanizada pela Secretaria Municipal de Saúde.
No decorrer da obra serão realizadas reuniões e audiências públicas, garantindo a participação popular na definição das prioridades de atendimento e das reais necessidades dos munícipes..
Por sua vez, com o novo SAICA, a Secretaria Municipal de Assistência Social oferecerá acolhimento provisório e proteção integral às crianças e adolescentes em situação de risco pessoal, social e de abandono, cujas famílias ou responsáveis estejam temporariamente impossibilitados de promover o cuidado e proteção que lhes são necessárias.