Com o tema “Raízes para o Futuro”, Secretaria de Educação promoveu palestras, rodas de conversa e oficinas para capacitar servidores da rede municipal
A Secretaria de Educação de Taboão da Serra realizou, nos dias 24 e 25 de julho, o Encontro de Educadores “Raízes para o Futuro”, com apoio da UniFECAF e da Planneta Educação. O encontro teve como objetivo capacitar os profissionais da pasta antes da volta às aulas, além de propor momentos de reflexão, inspiração e construção colaborativa, com uma programação rica em diversidade e significados.
Na ocasião, participaram da formação continuada mais de 2 mil profissionais da rede municipal, entre professores, auxiliares de classe, auxiliares de desenvolvimento infantil, assistentes de desenvolvimento escolar, oficineiros, agentes de apoio, supervisores, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos.
“Nosso objetivo na volta às aulas é trazer formação para os nossos educadores para que eles possam voltar naquele pique total para o segundo semestre, além de aproveitarem os conteúdos disponibilizados aqui não só em sala de aula, mas também para a vida, repensando as práticas e fortalecendo os saberes”, comenta o secretário de Educação, Luciano Corrêa.
Por meio de palestras, rodas de conversa e oficinas, o Departamento de Formação da SEDUC propôs o movimento de plantar hoje as sementes de um amanhã mais justo, criativo e humano, no qual cada educador é protagonista da mudança.
Já na abertura, o público foi contagiado pelas apresentações de dança feitas pelos oficineiros que atuam nas 10 escolas de tempo integral do município.
O Encontro de Educadores “Raízes para o Futuro” contou também com palestras gerais e mais de 20 oficinas e rodas de conversas que ocorreram simultaneamente nas salas de aula.
Das palestras principais, uma teve como tema "Como formar leitores numa era digital?", com Ilan Brenman, autor de literatura infantil que já publicou mais de 80 livros, entre eles o clássico "Até as princesas soltam pum". A outra tratou Neurociência da Educação e foi ministrada pela Dra. Thais Faria Coelho, doutora em Neurociência Educacional e Forense, escritora de cinco livros publicados e que também recebeu o prêmio de uma das melhores educadoras do País.
Já as oficinas e rodas de conversa foram sobre temas variados, como saúde mental, danças circulares, educação inclusiva, matemática, contação de história, questões étnico-raciais, metodologias ativas,educação climática e muito mais.
“Agradeço imensamente o apoio do prefeito para a realização deste encontro e também de cada um dos profissionais da nossa rede, sem os quais nada disso seria possível. A formação continuada é um compromisso da nossa gestão com a valorização dos educadores e com a qualidade do ensino nas nossas escolas. Investir no desenvolvimento dos nossos profissionais é garantir que cada estudante tenha acesso a uma educação cada vez melhor, profunda e ainda mais transformadora.”, finalizou o secretário Luciano Corrêa.