Mais uma família taboanense adere ao Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora da Secretaria de Assistência Social, reforçando a rede de proteção e cuidado para crianças e adolescentes afastados do convívio familiar. O programa oferece um lar temporário, seguro e acolhedor, garantindo atendimento individualizado até que possam retornar à família biológica ou serem encaminhados para uma família substituta.
Durante o período de acolhimento, que pode durar até dois anos, a família acolhedora assume a responsabilidade pelos cuidados diários da criança ou adolescente, incluindo higiene, alimentação, educação, saúde, proteção e promoção de vivências familiares e comunitárias. Além disso, participa do acompanhamento escolar, organização da rotina, consultas médicas e, sobretudo, do convívio afetivo fundamental para o desenvolvimento emocional.
Embora o cuidado cotidiano seja realizado pela família acolhedora, o acompanhamento técnico do caso, elaboração do plano de acolhimento e a manutenção do vínculo com a família de origem ficam a cargo da equipe da Secretaria de Assistência Social, que presta apoio contínuo por meio de reuniões, visitas domiciliares e contato constante.
Segundo o secretário de Assistência Social, Jefferson Alves, “a família que participa do programa nunca está sozinha e conta com uma rede de apoio para oferecer o melhor acolhimento possível.” Além da formação inicial, as famílias acolhedoras recebem auxílio financeiro para cobrir despesas com alimentação, higiene, educação, lazer e outras necessidades da criança ou adolescente acolhido.
Para participar, as famílias devem residir em Taboão da Serra há, pelo menos, um ano, ter entre 21 e 65 anos, não estar inscritas no Programa Nacional de Adoção nem manifestar interesse em adotar os acolhidos, e estar disponíveis para dedicar atenção e participar de todo o processo do serviço.
A adesão dessa nova família é mais um passo importante para ampliar a rede de proteção no município e transformar a vida de crianças e adolescentes que precisam de um ambiente seguro e cheio de afeto. Interessados em se inscrever ou obter mais informações podem procurar o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora da Secretaria de Assistência Social.
Serviço:
Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA)
Endereço: Rua Milton Martins Moura, 30 - Vila Francisco Remeikis
Contato: (11) 4139-1105 / 4138-7155 (11) 9 3245-7739.
Secretaria de Assistência Social e Cidadania
Endereço: Rua Ananias Carmerindo Pires, 40/60 - Jardim Panorama
Contato (11) 4138-8040