A Guarda Civil Municipal (GCM) de Taboão da Serra, em apoio da Polícia Civil, realizou a prisão em flagrante de um homem acusado de agredir e ameaçar de morte sua ex-companheira, em caso registrado como violência doméstica e tentativa de feminicídio. A ação aconteceu no bairro Jardim Suiná, na terça-feira (5), após diligências realizadas pela equipe da GCM e da autoridade policial de plantão.
De acordo com o Boletim de Ocorrência, a vítima compareceu à delegacia relatando ameaças recorrentes e agressões físicas cometidas por seu ex-companheiro, com quem manteve um relacionamento por aproximadamente três anos. Segundo o relato, os episódios de violência intensificaram-se nos últimos dias, após o término do relacionamento.
A vítima informou que, na noite anterior ao registro da ocorrência, foi atropelada pelo agressor, que ainda desceu do veículo e passou a agredi-la com socos na cabeça e no rosto, tentando forçá-la a entrar no carro sob ameaça de morte. A agressão foi interrompida por um vizinho que passava pelo local. No dia seguinte, o autor retornou diversas vezes à residência da vítima, proferindo ameaças, lançando pedras contra o portão e enviando mensagens ameaçadoras por telefone e aplicativo de mensagens, incluindo fotos em que aparece portando armas de fogo.
A GCM localizou o autor conduzindo um veículo na companhia de um amigo. O suspeito não resistiu à abordagem e, embora não estivesse portando armas no momento da prisão, foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos.
Com base nas provas reunidas e diante da gravidade das ameaças, a autoridade policial responsável decretou a prisão em flagrante pelos crimes de ameaça simples e qualificada contra mulher, com base no artigo 147 do Código Penal e na Lei Maria da Penha. Além disso, o autor foi indiciado por tentativa de feminicídio, já que, segundo o próprio depoimento, houve a intenção de atropelar a vítima. A investigação também apura possível posse ilegal de arma de fogo.
Casos de violência podem ser denunciados pelos canais oficiais como o Disque 180, o telefone da Guarda Civil Municipal 153, ou diretamente nas delegacias da cidade.
"Em Taboão da Serra, deixamos claro: não vamos tolerar nenhum tipo de violência contra mulheres. Proteger a vida e a integridade das nossas cidadãs é um compromisso inegociável. Seguiremos atentos e atuantes, fortalecendo as ações de combate à violência doméstica e garantindo que nenhuma mulher fique desamparada diante da agressão.", afirma o secretário de Segurança Pública, Luis Ledenis Peniche.