Alunos do 4º ano de quatro escolas municipais encantaram o público e mostraram a força da literatura infantil no maior evento literário da cidade
A 2ª edição da Bienal do Livro de Taboão da Serra foi marcante para muitas pessoas, em especial, para os alunos de quatro escolas municipais da Prefeitura de Taboão da Serra. Os estudantes dos 4º anos das EMEBs Darcy Ribeiro, Ester Cordeiro de Souza, Vinicius de Moraes e Maria José Luizetto Buscarini participaram do Concurso de Poesia Periférica, que teve como objetivo estimular a leitura e a escrita por meio da produção literária dos estudantes.
A iniciativa, fruto de uma parceria entre os organizadores da feira e a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), revelou durante a 2ª Bienal do Livro de Taboão da Serra os ganhadores do concurso cultural, sendo dois alunos de cada escola participante.
O Prof. André Wagner Rodrigues, do Departamento de Formação da SEDUC, explicou como foi o desenvolvimento do concurso que estimulou a criatividade e a sensibilidade das crianças. “Inicialmente fizemos um trabalho de formação com os professores, explicando o que é a poesia periférica, qual sua estrutura, o que ela tem a trazer e a identidade que ela tem por opinião. Os educadores levaram esses conceitos para sala de aula e as ideias foram amadurecendo entre os estudantes.”, afirmou.
As escolas escolheram as melhores poesias e os alunos só ficaram sabendo quem foi premiado durante a Bienal. “As crianças contempladas subiram ao palco e as vencedoras do concurso puderam ler a própria poesia. Tinham mais de 300 crianças assistindo e fiquei imaginando o quão significativo foi esse momento, essa oportunidade única e especial.”, completou o Prof. André.
O secretário de Educação, Luciano Corrêa, agradeceu a curadora e idealizadora da Bienal do Livro de Taboão, Iracy Coutinho, pela iniciativa e parceria. “A poesia que nasceu nas salas de aula ganhou vida no palco da Bienal e mostrou toda a potência criativa das nossas crianças. O Concurso de Poesia Periférica revelou talentos, deu voz às emoções e provou que a literatura pode transformar realidades. Agradeço à Iracy Coutinho, organizadores e educadores, por oferecerem essa possibilidade especial. Tenho certeza que essa experiência ficará marcada na história da nossa cidade e no coração de cada estudante.”, declarou.
Confira o nome dos alunos vencedores do Concurso de Poesia Periférica:
EMEB DARCY RIBEIRO
Luis Bernardo Fernandes Marino – Turma: 4° ano B
Luiz Henrique Santos da Silva – Turma: 4° ano B
EMEB ESTER CORDEIRO DE SOUZA
Julia Helena de Oliveira Passos – Turma: 4° ano A
Luiz Gustavo Ferreira Nascimento – Turma: 4° ano B
EMEB VINICIUS DE MORAES
Davi Lucas Eduão Malaquias – Turma: 4° ano B
Miguel da Silva Soares – Turma: 4° ano A
EMEB MARIA JOSÉ LUIZETTO BUSCARINI
Anna Júlia Silva – Turma: 4° ano C
Pedro Kaleb Lobo dos Santos – Turma: 4° ano A
A 2ª Bienal do Livro de Taboão da Serra foi realizada com incentivo do Proac – Edital Fomento CultSP PNAB nº 39/2024. Ministério da Cultura-Governo Federal. O evento contou ainda com apoio da Prefeitura Municipal de Taboão da Serra.