Neste domingo, 5 de outubro, o estacionamento do Parque das Hortênsias foi palco da 1ª edição do Festival LGBTQIAPN+ com Cidadania, promovido pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania em apoio à 4ª Parada do Orgulho TLGB+ de Taboão da Serra. Com o tema Diversidade, Arte e Resistência, o evento reuniu centenas de pessoas.
A programação cultural foi diversa, com apresentações de música, poesia, dança, performances e artes plásticas, além de nomes que animaram o palco, como a Drag Queen, Agua Quent, Priscila Beatrice, conhecida como a Rihanna Cover, Kalef Castro, entre outros artistas locais e regionais. O festival contou com a participação de talentos de Taboão da Serra, cidades vizinhas e de outras partes da capital, promovendo o direito à cidade por meio da cultura.
O Festival contou com ações de promoção à saúde, como a distribuição gratuita de preservativos e a realização de testes rápidos de HIV e sífilis, incentivando o autocuidado e a prevenção com informação e acolhimento.
Moda sustentável e economia criativa
Outro destaque do festival foi a presença de brechós e empreendedores da economia criativa, que expuseram roupas de segunda mão, peças customizadas e acessórios originais. Com foco na moda sustentável, os expositores também dialogaram com o público sobre consumo consciente e reaproveitamento de peças, conectando arte, estilo e responsabilidade ambiental com consciência pra as mudanças climáticas.
Mobilidade com acesso garantido
A gratuidade no transporte público ficou garantida por meio dos ônibus circulares com tarifa zero, que rodaram toda a cidade, facilitando a chegada do público ao local do evento. A medida reforçou o compromisso da gestão com a garantia de acesso à cultura, especialmente para os moradores dos bairros mais afastados da região central.
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana atuou durante todo o evento com os agentes responsáveis por delimitar o perímetro, assegurar a segurança viária no entorno do Parque das Hortênsias e a fluidez no trânsito.
O secretário da pasta de Direitos Humanos e Cidadania, Professor Moreira, celebrou o sucesso da primeira edição do Festival Lgbtqiapn+. “Essa ação mostra que a cultura, quando combinada com políticas públicas de inclusão, transforma realidades. Este é o começo de uma fase em que o poder público caminha lado a lado com a diversidade e com a juventude”, disse.