Três encontros marcaram a primeira etapa do projeto que incentiva a escuta, valorização e o fortalecimento das equipes da rede municipal
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Taboão da Serra está promovendo o projeto “Cuidando de Quem Cuida”, uma iniciativa inovadora de humanização e promoção da saúde mental dos servidores da rede municipal. O projeto tem como objetivo fortalecer vínculos, incentivar o acolhimento e valorizar o trabalho dos profissionais que atuam diariamente no cuidado à população.
A primeira etapa do projeto foi voltada aos Responsáveis Técnicos (RTs) e gestores das unidades de saúde, com a realização de três encontros. O primeiro, realizado em agosto, promoveu uma dinâmica de fortalecimento de equipe; o segundo, em setembro, abordou a “cadeira dos sentimentos”, incentivando a escuta e a empatia; e o terceiro e último encontro, ocorrido em 23 de outubro, no Centro de Formação Tula Pilar, contou com a dinâmica “É dando que se recebe”, que proporcionou momentos de escuta ativa, acolhimento e partilha de experiências sobre os desafios enfrentados no cotidiano dos serviços.
Segundo a psicóloga Geiza Mascarenhas Santos, que coordena o projeto ao lado da servidora Jane Salazar, a proposta representa um novo olhar da administração municipal sobre o bem-estar dos trabalhadores da Saúde. “A humanização é algo novo na Prefeitura, que entende que o servidor precisa ser valorizado, ser olhado com atenção. O secretário de Saúde, Dr. Ailton, nos pediu que criássemos algo voltado ao bem-estar e ao fortalecimento emocional dos profissionais. Cuidar de quem cuida é olhar para quem está todos os dias cuidando dos munícipes. Taboão da Serra vive um momento inédito e todos os servidores da rede passarão por essa experiência de humanização”, destacou.
O secretário de Saúde, Dr. Ailton Bogalho Jr., reforçou a importância da iniciativa. “Sabemos que o cuidado com a população começa pelo cuidado com os nossos profissionais. O projeto ‘Cuidando de Quem Cuida’ vem justamente para reconhecer o papel essencial de cada servidor e oferecer espaços de escuta, acolhimento e valorização. Um servidor acolhido e motivado é capaz de oferecer um atendimento ainda mais humano e de qualidade aos nossos cidadãos”, afirmou.