No dia 1º de novembro, aconteceu em Taboão da Serra a 8ª Conferência Municipal de Saúde do município. O evento foi regido pelo tema “Desafios e Perspectivas da Saúde Pública em Taboão da Serra: Projeções no Contexto do SUS”, com quatro eixos temáticos debatidos ao longo do dia.
Presidida pelo secretário municipal da pasta, Dr. Ailton Bogalho Jr., a conferência contou também com a presença de 232 participantes, entre membros do Conselho Municipal de Saúde, funcionários e moradores do município.
A Conferência é uma reunião que acontece a cada quatro anos, onde é avaliada a situação da saúde pública, sendo propostas ações em nível municipal, estadual e federal. “O objetivo da conferência é melhorar o acesso à saúde da população, reforçar o que dá certo, mudar o que não funciona e construir algo novo,” comenta o secretário de Saúde, Dr. Ailton.
O município de Taboão da Serra vem se mostrando comprometido em fortalecer a rede de saúde, frente ao aumento das demandas, como o crescimento populacional, a complexidade epidemiológica e outros desafios que se apresentam. No primeiro quadrimestre de 2025, a Saúde recebeu o investimento de R$ 99,3 milhões, que corresponde a cerca de 28,53% do orçamento municipal.
Há um movimento da atual gestão em desenvolver e aplicar protocolos de acolhimento, capacitar os profissionais em uma escuta qualificada e promover ambientes com acessibilidade e com estruturas aptas para o atendimento público.
Durante a Conferência, foi proposta a elaboração de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) na rede de saúde mental. Foi proposto também o desenvolvimento de ações de educação e orientação para os profissionais de saúde e também para a população, além do desenvolvimento de ações em conjunto com outras secretarias, promovendo o bem-estar integralmente. Essa medida busca ampliar o acesso de usuários do sistema de saúde, promovendo diferentes formas de cuidado, por meio da cultura, lazer e convivência social.
Também foi debatida a viabilização da telemedicina, como um suporte à atenção primária e secundária. Esta proposta antevê a otimização de processos como atualização de cadastros, comunicação e alerta aos usuários, entre outras propostas para o aperfeiçoamento do atendimento aos cidadãos taboanenses.