Em 21 de agosto, o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) se reuniu a fim de regulamentar e aprovar o Regime Interno do órgão. Esta é a primeira vez que Taboão da Serra tem um conselho de turismo, uma vez que, com a criação da secretaria pela gestão, se mostrou a necessidade de se ter um órgão de composição paritária que estabeleça o diálogo entre membros do governo e a sociedade civil.
Os conselhos têm como função propor, fiscalizar, controlar e deliberar as políticas públicas referentes ao tema ao qual estão vinculados. Eles representam diretamente a população na tomada de decisões do poder público, muitas vezes exercendo uma influência significativa sobre o que é ou não uma pauta para as autoridades. A importância destes órgãos é indiscutível, uma vez que representam os interesses de munícipes em diálogo direto com os governantes.
A reunião contou com a presença do secretário de Turismo, Lucas Leme, assim como também servidores da pasta. O secretário comentou também sobre a importância do conselho. “É imensurável a contribuição de um grupo como este na construção de políticas públicas voltadas ao turismo. Como todos sabem, esta é uma secretaria nova e já mostrou a sua importância com o sucesso do Arraial da Arena, por exemplo. Nosso trabalho aqui é fazer com que o município cresça, trazendo lazer, diversão e também movimentando a nossa economia e gerando renda para o taboanense,” disse Lucas em seu discurso.
O Regimento Interno de um conselho possibilita estabelecer as diretrizes de funcionamento do órgão, desde quantidade de membros, funções e responsabilidades, entre outras diversas atribuições. Estes estabelecem o norte e caminhos que o órgão seguirá para ser efetivo em suas responsabilidades. Ao estabelecer a criação de seu regimento, o COMTUR passa a ter um direcionamento formalizado para suas atividades. O que fortalece a participação dos diferentes segmentos da sociedade civil na elaboração de projetos que engrandeçam o turismo local.
O presidente do Conselho destaca a importância deste para a cidade. “Com este canal estabelecido, temos um norte para decidir o futuro do turismo na cidade. Planejamos fazer um guia gastronômico e de lazer, entre outros diversos projetos que já estamos desenhando para colocar a nossa cidade no mapa do turismo regional. Já garantimos a participação dos nossos artesãos, artistas e pequenos produtores no CONISUD — Revela Sudoeste, e este é só o começo,” Comenta Bandeira.
A criação do COMTUR é uma medida prática para o município adentrar, pela porta da frente, o Mapa do Turismo Brasileiro, podendo se candidatar para a captação de recursos Estaduais e Federais, assim como o apoio financeiro para projetos que tragam visibilidade e visitantes para Taboão da Serra.
Além disso, a Secretaria e o Conselho caminhando lado a lado têm o potencial de transformar o calendário da cidade, gerando renda, emprego e ampliando a agenda cultural do município, criando oportunidades de lazer que levam o munícipe a de fato viver Taboão da Serra. A longo prazo, este é um passo em direção à consolidação da cidade como uma referência para a região.