Taboão da Serra é uma das cidades selecionadas para receber o Programa Periferia Viva, uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades e da Secretaria Nacional de Periferias, voltada ao fortalecimento de comunidades e à promoção da cidadania nas áreas urbanas mais vulneráveis do país.
Com investimento de R$ 105.452.001,00, fruto de convênio firmado entre a Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Habitação e o Ministério das Cidades, o programa vai contemplar obras e ações integradas de infraestrutura, urbanização, melhorias habitacionais, construção de equipamentos públicos e regularização fundiária.
O objetivo principal é enfrentar as vulnerabilidades socioeconômicas e ambientais que impactam diretamente a qualidade de vida nas periferias, ampliando o acesso das comunidades às políticas públicas e combatendo a infraestrutura urbana desigual.
Denominada como área Poligonal, os bairros Jardim São Judas (I e II), Jardim Margarida e Jardim Margarida I, Jardim Saint Moritz III, Jardim Elisabeth, Jardim Comunitário, Jardim Primavera (CDD) e Loteamento Ponte Alta, foram selecionados para receber as intervenções.
“A chegada do Programa Periferia Viva representa dignidade, cidadania e oportunidade para as pessoas que vivem nas nossas periferias. Com esse investimento de mais de R$ 105 milhões, vamos transformar realidades em bairros que há anos aguardam por melhorias estruturais e urbanas. A Secretaria de Habitação está empenhada em garantir que cada etapa desse projeto seja realizada com diálogo com a população e compromisso com a melhoria da qualidade de vida”, disse Márcio Ferreira, secretário de Habitação.
As intervenções previstas contribuirão diretamente para a valorização do território, melhoria das condições de moradia, mobilidade urbana, segurança, qualidade de vida para os moradores locais, além de fomentar o desenvolvimento social e comunitário de forma integrada.
O Programa Periferia Viva é um marco na política urbana nacional, promovendo o direito à cidade com inclusão, dignidade e participação cidadã.